× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3205-7884
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

    Como impermeabilizar uma laje

    Quando se trata da impermeabilização de uma laje, o diabo está nos detalhes. Um trabalho de impermeabilização fracassado pode levar a todos os tipos de problemas no caminho, desde problemas persistentes de umidade até deterioração acelerada. 

    Há muitos fatores que podem dar errado com um projeto de impermeabilização de uma laje. A má atenção aos detalhes e a falta de comunicação entre os membros da equipe pode levar a lacunas no produto final, que com o tempo pode se tornar um terreno fértil para o mofo e outros organismos prejudiciais. 

    Desse modo, a atitude correta e o trabalho de preparação são essenciais, assim como um processo organizado passo a passo. 

    Se você é novo ou simplesmente quer algumas melhores práticas, leia nossos conselhos de especialistas sobre como impermeabilizar a laje de sua indústria, construtora ou obra para que você possa acertar sempre à primeira.

    Avaliando o local e o trabalho em questão

    Antes mesmo de tocar uma ferramenta, certifique-se de avaliar seu local e o trabalho em mãos. Tire um momento para olhar o projeto em sua totalidade e pense em como você planeja abordar cada questão. 

    Isto o ajudará a evitar erros dispendiosos mais tarde. Talvez você queira anotar seus pensamentos ou delineá-los em um formato de lista de verificação. Isto permitirá que você revise cada item antes de iniciar o projeto para não se esquecer de nada uma vez iniciado. 

    Uma vez iniciado o projeto, pode ser incrivelmente fácil negligenciar um fator crítico ou simplesmente não ter tempo para abordá-lo. Ao delinear seus pensamentos antes de começar, você pode evitar cometer erros e certificar-se de que nada caia pelas rachaduras. 

    Dessa maneira, quando se trata da impermeabilização de uma laje, há muitos fatores a serem considerados. 

    Desde o tipo de laje (por exemplo, concreto, ladrilhos de concreto entrelaçados, etc.) até o solo embaixo dela, você vai querer ter o cuidado de abordar todas as questões-chave antes de iniciar o projeto. Entre outros, estes fatores incluem:

    Instalando uma camada de drenagem

    Sempre que se impermeabiliza uma laje, é importante instalar uma camada de drenagem. Esta é a primeira linha de defesa contra a água e irá recolher a água que está infiltrada na laje para evitar que ela chegue ao interior. 

    É importante garantir que a camada seja instalada corretamente a fim de garantir um projeto de impermeabilização bem sucedido. Sua camada de drenagem deve ser instalada diretamente abaixo da laje, estendendo-se até a parte superior da laje (e abaixo da linha de congelamento se a laje estiver em uma porção não aquecida do edifício). 

    Assim sendo, uma maneira simples de instalar uma camada de drenagem é utilizar um produto como o polietileno. Esta camada pode ser aplicada como uma folha de plástico espessa e permitirá que a água passe livremente abaixo dela. 

    Sua camada de drenagem deve se estender o máximo possível para baixo, inclusive nos canais radiculares próximos à laje. Isto ajudará a coletar água no caso de infiltra-la através da laje e evitar que ela entre no edifício.

    Escolhendo o material impermeabilizante certo

    Há inúmeros tipos de materiais impermeabilizantes disponíveis. Embora cada um tenha seus pontos fortes e fracos, os especialistas recomendam o uso de um sistema de polímeros sintéticos como o EPDM (ethylene propylene diene monomer)

    Este material é amplamente utilizado para todos os tipos de placas e é conhecido por sua longevidade e durabilidade. É flexível, resistente ao rasgo e aos raios UV e tem excelentes propriedades de adesão. 

    O EPDM também é barato e fácil de aplicar, o que o torna uma ótima escolha para projetos de bricolagem. Além disso, seu desempenho é certificado por até 50 anos. 

    Dessa forma, a utilização de um material EPDM de qualidade garantirá que seu trabalho de impermeabilização dure por muito tempo e não causará problemas no futuro.

    Aplicando um selante

    Um selante pode ser aplicado como uma camada superior sobre seu material impermeabilizante. Os selantes são aplicados antes ou depois que o material impermeabilizante é instalado. 

    Isto pode ser útil para ajudar a garantir que seu material impermeabilizante adere corretamente à laje. Se você planeja usar um selante, certifique-se de que ele seja compatível com os materiais que está usando. 

    Um selante à base de solvente, por exemplo, não deve ser aplicado sobre um revestimento de EPDM. É importante que você leia o rótulo em qualquer produto que planeja usar para ter certeza de que é apropriado ao seu projeto. 

    Ao aplicar um selante, você pode querer usar um pulverizador para garantir um revestimento uniforme. Certifique-se de seguir as instruções sobre o produto e deixe-o secar antes de prosseguir. 

    Você pode querer testar o selante em uma pequena seção da laje para garantir que o material seja compatível com o revestimento existente e não cause problemas uma vez que ele seque.

    Garantindo uma boa adesão

    Certifique-se sempre de que seu material impermeabilizante esteja aderindo corretamente à laje. Você pode verificar isso simplesmente passando sua mão sobre a superfície e sentindo a presença de cristas ou áreas irregulares. 

    Se você encontrar quaisquer áreas que não estejam aderindo corretamente, use um raspador para levantar o material e aplique pressão adicional para garantir que ele adere e cura corretamente. 

    Assim sendo, se estiver usando uma membrana, certifique-se de aplicar pressão suficiente para garantir que a membrana seja totalmente aderida à laje. Isto inclui ambas as bordas da membrana, já que é comum ter um lado aderido enquanto o outro lado não. 

    Se você estiver usando um material EPDM, certifique-se de não empurrar para baixo com muita força. Fazer isso pode criar cristas na membrana que não vão desaparecer, o que pode ser um problema que leva a problemas futuros.

    Protegendo contra a luz UV

    Como mencionado, o EPDM é resistente aos raios UV, mas isso não significa que a área não sofrerá danos causados pelos raios UV. É importante proteger a área da luz UV o máximo possível, particularmente nas bordas da laje para garantir que o material impermeabilizante não se degrade. 

    Para isso, use um material que se estenda abaixo da laje, como um tecido paisagístico ou uma extensão da calha que se estende abaixo da laje e captura a água nas bordas. O ideal é que isto seja feito antes da instalação da impermeabilização para garantir que o material de impermeabilização não entre em contato com a luz UV. 

    Se você estiver selando as bordas da laje com tecido de jardinagem, certifique-se de sobrepor as bordas do tecido em pelo menos 6 polegadas. 

    Além disso, certifique-se de sobrepor quaisquer juntas em pelo menos 2 pés para garantir que não haja potencial para que a água fique presa nas juntas e cause danos.

    Impermeabilização da laje

    Uma laje é a fundação de um edifício, e como tal é extremamente importante. Você quer ter certeza de que a laje é impermeabilizada adequadamente para evitar que qualquer problema ocorra no futuro. 

    Quando se trata da impermeabilização de uma laje, o diabo está nos detalhes. Um trabalho de impermeabilização falhado pode levar a todos os tipos de problemas no caminho, desde problemas persistentes de umidade até deterioração acelerada. 

    A atitude correta e o trabalho de preparação são essenciais, assim como um processo organizado passo a passo.