- 31 de janeiro de 2023
- Posted by: admin
- Category: Impermeabilização
Quando ocorrem vazamentos de laje velha, é preciso saber como consertá-la. Se sua propriedade tem uma laje de concreto, então você provavelmente está ciente do fato de que com o tempo a fundação pode começar a vazar.
Para reparar vazamentos na laje antiga, talvez seja necessário remover a laje de concreto antiga e substituí-la por uma nova. Este é um grande projeto, portanto, não é algo que você queira realizar sozinho, a menos que tenha experiência em tais coisas.
De qualquer forma, é importante entender como isso afetará sua casa, assim como quais passos você deve tomar para fazer reparos de forma rápida e eficaz.
Portanto, se sua propriedade está sofrendo de um vazamento de laje antiga, leia o texto a seguir para obter alguns conselhos úteis.
Como é uma laje com vazamento?
Se sua laje de concreto estiver vazando, você provavelmente notará um ponto molhado no piso na área onde o vazamento está localizado. Este vazamento pode ser causado por uma fenda na laje, penetração de água através do concreto, ou até mesmo um vazamento da canalização.
Dessa maneira, você também notará algum crescimento de bolor e mofo ao redor da mancha molhada se ela ficar desmarcada por um longo tempo. Isto porque a água que está vazando na laje de concreto muitas vezes fica estagnada, causando o crescimento de mofo.
Se você notar qualquer um destes sinais, então você precisa agir o mais rápido possível, antes que o vazamento cause danos.
Por que uma laje velha vaza?
Como mencionado acima, a causa mais comum do vazamento de uma laje é a penetração de água através do concreto. Com o tempo, a água que entra no solo abaixo da laje pode causar a expansão e contração do concreto, o que o enfraquece e o torna vulnerável a vazamentos.
Desse modo, há muitas coisas que podem contribuir para isso, tais como lençóis freáticos altos, má classificação, ou mesmo alto uso de água, como um banheiro com vazamento.
Uma fenda na laje de concreto é outra causa comum de vazamentos na laje. Isto ocorre quando o concreto encolhe e se instala de forma desigual, fazendo com que ele se rompa. Isto ocorre mais frequentemente quando a laje não é devidamente reforçada quando é despejada.
Como reparar uma fundação com vazamento
A primeira coisa que você precisará fazer ao reparar uma fundação vazada é localizar a fonte do vazamento. Aqui estão algumas coisas para ter em mente. Se o vazamento estiver em suas paredes ou placas de piso, então você terá que remover o drywall ou outros materiais para chegar à fonte do vazamento.
Em contrapartida, se o vazamento estiver em seu sistema de canalização, então um encanador terá que consertar o problema. Se o vazamento estiver em sua própria fundação, então será preciso escavar a fundação, reparar a fenda ou vazamento e, em seguida, encher a área, restaurando sua paisagem e irrigação conforme necessário.
Este pode ser um processo complicado e difícil, portanto, se você tiver tempo e dinheiro, é melhor contratar um profissional para este trabalho.
Se está aqui porque sua casa tem vazamentos de laje antiga, então é provável que você precise reparar o vazamento. Um vazamento em uma laje antiga pode ser difícil de reparar, então você vai querer agir rapidamente para evitar mais danos.
Reconstruindo a laje
Se não for possível reparar o vazamento, ou se ele estiver na parede ou no sistema de encanamento, então talvez seja necessário reconstruir toda a laje. Este será obviamente um projeto muito mais extenso do que apenas reparar um vazamento, mas pode ser necessário se o concreto estiver severamente danificado e não puder ser salvo.
Se for reconstruir a laje de fundação, então, será necessário escavar a área. Em seguida, precisará remover o concreto danificado e substituí-lo por concreto fresco. Também será necessário garantir que a nova laje de concreto seja devidamente reforçada para que ela não rache ou quebre no futuro.
Vazamento de laje antiga
Se sua empresa tem uma laje antiga, você precisa estar ciente de que vazamentos de laje podem acontecer a qualquer momento. Entretanto, se o vazamento for extenso, pode ser necessário contratar um empreiteiro para ajudá-lo com o trabalho.
Lembre-se, você não pode ignorar um vazamento na laje, pois pode causar danos significativos à sua empresa. É melhor gastar um pouco agora para reparar o vazamento do que enfrentar mais tarde reparos mais extensos.