- 27 de maio de 2024
- Posted by: admin
- Category: Impermeabilização
A impermeabilização em edifícios é o procedimento responsável por solucionar problemas causados por infiltrações, além de ser indicado para quem deseja apenas fazer manutenções de rotina.
Oferecendo um excelente custo/benefício, a impermeabilização predial pode ser aplicada em diversos pontos do edifício, como caixa d’água, laje, calhas, marquise, terraços de coberturas, em sacadas e até mesmo em piscinas.
Vantagens da impermeabilização predial
Economia e planejamento
O surgimento de problemas específicos, como corrosão, infiltração e sinais de bolor pode acontecer de modo inesperado, pedindo por ações que podem exigir não apenas tempo, mas investimento de recursos financeiros.
Dessa maneira, a impermeabilização em edifícios é a solução para essas questões. Além de resolvê-las com urgência, isso evita futuras dores de cabeça, principalmente se você for o síndico de um prédio e souber agir com calma para evitar prejuízos ao condomínio.
Prolongamento da vida útil
Essencial para garantir o prolongamento da vida útil das estruturas, a impermeabilização em edifícios é indicada para evitar a ação corrosiva da água e das infiltrações que podem surgir, em decorrência desse processo.
Assim sendo, além de ser ideal para garantir serviços de manutenção e agir como uma espécie de obra corretiva, a impermeabilização permite que a vida útil da estrutura ultrapasse os 20 anos, podendo durar bem mais do que isso.
Ações da natureza
Os edifícios localizados no Brasil tendem a sofrer com a ação dos agentes naturais de degradação, muito por conta do clima, da vegetação e dos tipos de solo encontrados por aqui.
Isso é perceptível principalmente nos condomínios localizados em regiões que sofrem grandes variações de temperatura, ou que estão perto de orlas marítimas, por exemplo. Sem contar o aumento de índices pluviométricos, que colaboram para diversos problemas.
Desse modo, a água age como uma espécie de condutor de diversos elementos como ácidos, álcalis, sais e outras substâncias nocivas às construções, sendo um fator primordial para que ocorra a degradação das estruturas das construções.
Renovação total
A impermeabilização predial deve ser aplicada em todos os edifícios, mas é imprescindível para as construções que possuem cerca de 60 anos ou mais. Por serem obras muito antigas, é praticamente certo que elas apresentem, pelo menos, uma pequena infiltração.
Assim sendo, é melhor evitar a aplicação da impermeabilização apenas nos trechos afetados, sendo essencial um serviço completo em toda a estrutura. Além da renovação, ela oferece uma solução definitiva para os problemas dos condôminos.
Impermeabilização predial sem quebrar o piso
Para quem deseja uma solução definitiva e que garanta a possibilidade de tranquilidade total, existe no mercado uma solução definitiva de impermeabilização predial, feita por equipes especializadas e sem gerar transtornos e acúmulo de entulhos.
Esta solução é aplicada diretamente sobre o piso existente, formando desse jeito um novo piso, já com o acabamento esperado e cuja durabilidade atinge cerca de 15 anos de garantia.
Desse modo, além de ser um sistema cuja resistência é infinitamente superior, a sua realização é feita de modo muito mais rápido, sem a necessidade de quebra do piso existente, sendo ideal para locais que apresentam um grande fluxo de pessoas.
Garantias
Na hora de contratar o serviço de impermeabilização em edifícios, é comum a preocupação aumentar quando a própria obra apresenta uma grande estrutura. Isso exige uma série de cuidados e garantias para uma melhor aplicação do serviço.
Assim sendo, todas as empresas que são realmente sérias devem apresentar ao cliente uma série de documentos e programas, considerados indispensáveis e obrigatórios para que a execução do trabalho seja considerada segura e de acordo com a legislação vigente.
Alguns exemplos desses documentos e programas são a Avaliação Quantitativa de Riscos Químicos, assim como as Normas NR6, que dizem respeito ao treinamento de utilização de EPIs.
Também é necessária a apresentação da NR33 (trabalho confinado, para garantir a impermeabilização em caixas d’água, por exemplo), e a NR35, que regula os trabalhos realizados em alturas.
Outro documento importante é o seguro de responsabilidade civil geral, ou Seguro RC, que promove a cobertura de acidentes ou incidentes que possam acontecer nas dependências do condomínio.
Entre as principais vantagens deste seguro, estão a cobertura de danos que possam ser causados ao imóvel, assim como acidentes que podem vir a acontecer com funcionários, servindo para isentar os clientes da responsabilidade dos fatos ocorridos.