- 8 de junho de 2022
- Posted by: admin
- Category: Sem categoria
O banheiro é uma área que merece uma atenção especial, principalmente em sobrados e apartamentos. Por ser um dos locais mais sujeitos ao aparecimento de infiltrações e vazamentos, é muito importante na hora de construir ou reformar, fazer uma impermeabilização para evitar futuros problemas.
Por receber água diretamente sobre o piso, sobre a parede e com o vapor que atinge o teto, a ausência ou falhas de impermeabilização podem acarretar problemas sérios.
Entre os danos mais comuns, estão as infiltrações em cômodos nos andares de baixo (em casos de sobrados ou apartamentos), desprendimento das cerâmicas e porcelanatos, formação de bolhas na pintura e danos ao forro de gesso.
O que é a capilaridade?
A capilaridade é o efeito da água subir pelas paredes através da umidade. E por esse motivo, deve-se preocupar em impermeabilizar não só o piso, mas também as paredes.
Sobre a argamassa polimérica
A argamassa polimérica é o produto ideal para realizar a impermeabilização do banheiro. É um tipo de argamassa cimentícia modificada com polímeros, especialmente formulada para a impermeabilização de elementos de concreto ou alvenaria.
Para realizar a aplicação correta da argamassa polimérica para impermeabilização o banheiro, deve-se considerar uma série de fatores, sendo eles:
- Limpeza do local;
- Regularização do contrapiso;
- Dissolução correta do produto;
- Sentido de aplicação;
- Tempo de secagem;
- Altura das paredes dentro e fora do boxe;
- Entre outros fatores…
Como fazer a impermeabilização correta?
Além dos profissionais especializados, a altura necessária para realizar a impermeabilização das paredes, pode variar de cada local. No caso dos banheiros, é importante lembrar que existe a capilaridade, e por isso deve-se impermeabilizar as paredes dentro e fora do boxe, pelo menos 1,50m dentro do boxe e 0,50m fora do boxe.